Depois de 22 dias de operação contra o criadouro do Aedes Aegyptie na cidade de Rochedo, chegou a hora de “derrubar a casa” desse mosquito.
Moradores foram orientados a colocar para fora de suas residências, pneus velhos, para que fossem recolhidos.
De acordo com o Diretor de Endemias, Sérgio Araújo, as borracharias são as campeãs de acúmulo de pneus. “Sabemos que a frota de veículos na cidade não é tão grande, mas um trabalho como este nunca foi realizado no município, por isso, existia um grande acúmulo de pneus espalhado pela cidade. A conscientização da população, evitando o acúmulo desses objetos sem necessidade, é muito importante no combate ao mosquito Aedes aegypti”, frisou.
Todos os pneus recolhidos pelas equipes de Endemias serão encaminhados para a empresa ECOPNEUS, na capital. Foram recolhidos pneus de bicicletas, motos, carros, tratores e caminhões.
O Diretor alerta que os pneus não devem ser jogado e abandonado em qualquer lugar, pois além de se tornar foco do mosquito da dengue, sua decomposição pode demorar até 600 anos. É proibido queimar pneus, lançar em rios e lagos, descartar ao ar livre - em áreas urbanas ou rurais, ou qualquer ato que possa causar prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública.
Confira as imagens da operação:
Fonte: Madureira / Foto: Sérgio