A programação da Campanha Julho das Pretas, que é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (SubsRacial) chegou ao município de Rochedo nesta terça-feira (20). No período da manhã foi realizado seminário com a temática “Afeto, autocuidado e saúde das mulheres negras”.
De manhã Reunião dos Professores e colaboradores da rede municipal de ensino:
A previsão de volta as aulas tem data marcada para 02 de agosto, com capacidade máxima de 50% dos alunos. Toda a rotina de volta as aulas já está sendo preparada para atender os alunos e professores.
Foram visitadas durante o período de Pandemia, 2.448 casas de alunos para entrega de materiais escolares durante todos os bimestres. Alguns feitos a serem realizados foram citados pelo Secretário de Educação Marcos Larreia, sendo eles:
- Em breve inauguração das novas salas da Escola Polo do Saber;
- Recebimento de um ônibus do Governo do Estado, para atender os alunos;
- Mochilas estão chegando para ser entregues aos alunos, além de 02 uniformes, 02 máscaras que já foram entregues e kit escolar para cada aluno;
- Já foram recebidos materiais escolares para atividades de educação física.
Em breve mais informações sobre o retorno previsto das aulas presenciais.
Palestra de Importância:
Depois da reunião escolar, a técnica da Subsracial, Nilda da Silva Pereira, que é mestre e doutoranda em educação e pós doutorada em sociologia política, promoveu com o público em geral o seminário “Afeto, autocuidado e saúde das mulheres negras”, com o objetivo de sensibilizar os responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas sobre a importância de se ter o olhar atento ao atender mulheres pretas.
No segundo momento, foi discutido sobre o que dizem as leis, inclusive a Lei 10.639, em relação ao racismo, como trabalhar o tema na educação infantil, ensinos fundamental e médio. Também foi apresentado um breve histórico do Movimento Negro no Brasil, debate sobre discriminação, preconceito racial e racismo, além de discussão sobre raça, gênero e desigualdades.
A SubsRacial contou com a parceria do Organismo de Políticas Públicas para as Mulheres (OPM), em Rochedo. A coordenadora, Margarethe Lara, destaca que, além de esclarecimentos aos participantes da palestra e da oficina, a troca de experiências também acaba disseminado. “Com estes encontros conseguimos formadores de opinião, gente que possa levar as políticas públicas, as ferramentas e noções dos direitos para outras pessoas”, diz.
De Tarde:
À tarde, foram realizadas oficinas e uma roda de conversa com mulheres pretas. A SubsRacial promoveu uma oficina, dividida em dois momentos, inicialmente, o público participante foi indagado sobre a violência e o racismo vividos em suas vidas sendo mulher e preta. Além disso relatos foram compartilhados, histórias e experiências vividas por mulheres. Uma dinâmica realizada pela Mestre Nilda, onde cada mulher recebeu um espelho e foi questionada sobre o que vê quando se olha.
A subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves, destaca que Rochedo tem uma expressiva população quilombola para Mato Grosso do Sul. “Esta parceria com o município é muito importante para todos. Inclusive, lá tem um frigorífico que emprega muita mão de obra de mulheres negras”, frisa.
O encontro em Rochedo teve apoio do prefeito Juninho Ribeiro, Vice-Prefeito Arino, Secretário municipal de Assistência Social, Padre Luís Gustavo, e do Secretário de Educação Marcos Larreia.
Veja a Galeria de fotos completa: http://www.rochedo.ms.gov.br/fotos/subsracial-leva-campanha-julho-das-pretas-a-rochedo-com-temas-de-saude-e-educacao
Fonte: / Foto: Milena Souza