Home › Notícias › DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL
Eu sou 12 por 8.
24 de Abril, 09:43
Na próxima quarta-feira, 26, das 8h às 11h, a equipe do ESF/Urbano estará nas proximidades da esquina da Rua Albino Coimbra com a Matogrosso (ao lado do Nosso Supermercado), aferindo a pressão dos transeuntes.
O QUE É O DIA?
No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com dados estatísticos publicados recentemente, cerca de 23% da população brasileira é hipertensa. Segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.
A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias, quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
OS FATORES DE RISCO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL SÃO:
•Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;
•Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão;
•Tabagismo;
•Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso. Se a herança é bilateral, o risco da hipertensão aumenta para até 50%. Neste caso, quem é filho de hipertensos deve fazer avaliações médicas periódicas;
•Diabetes;
•Envelhecimento.
Quando a pressão está em 12 por 8 ou menos, tudo funciona bem, mas quando a pressão está continuamente aumentada, alguns órgãos importantes como o coração, o cérebro, os rins, os olhos e as próprias artérias, entre outros, sofrem maior desgaste e podem surgir doenças.
Quando a pressão está acima de 14 por 9, os médicos diagnosticam a hipertensão arterial. Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são chamados de Pré-hipertensão ou pressão limítrofe, já requerendo cuidados como controle do peso e do estresse, redução do sal na alimentação, abandono do sedentarismo e, em muitos casos, uso de medicamentos.
Aproveite a semana de prevenção a hipertensão e cuide da sua saúde.