Com objetivo de tornar ainda mais transparente o processo de abastecimento dos veículos, a Prefeitura de Rochedo implantou há cerca de um mês um sistema de controle de gastos de combustível através de cartões.
Com a nova metodologia todo o processo será feito de forma online a partir do próprio posto de Gasolina, sendo que somente os veículos “chipados” e os motoristas que estiverem cadastrados terão acesso ao abastecimento.
O primeiro passo para implantar esse novo sistema foi fazer uma licitação para contratar uma administradora de cartões. Depois que a empresa assumiu, cada veículo já passou a ter o seu cartão e um chip de abastecimento com um controle rigoroso de acordo com a média de consumo e a quilometragem rodada. Em cada cartão é registrado o nome e placa de cada veículo específico.
O sistema funciona da seguinte forma: no ato, o motorista informa através do uso do cartão, o seu registro, a sua senha pessoal (sendo os 04 últimos dígitos do CPF), e a quilometragem atual do veículo, e tudo é transmitido em tempo real para o sistema de compras. Cada veículo passou a ter um cartão no qual não pode ser transferido, ou seja, o posto só abastece no carro que pertence as Secretarias da Prefeitura.
O prefeito lembra que, através dos dados registrados, será possível gerar relatórios que analisarão o consumo e gastos mensais dos referidos veículos, com um acompanhamento das necessidades da frota. Como o processo é novo, ainda poderá passar por ajustes.
Os gastos com combustível era uma grande preocupação. “A Prefeitura viu que a melhor solução era contratar uma empresa que gerenciasse toda essa estrutura, o importante é que agora o município irá garantir um maior controle do combustível, com praticidade, transparência e economia junto ao cofre público.
Fonte: / Foto: Milena Souza